sábado, 14 de novembro de 2009

A Voz do Vicariato


No dia 4 de novembro estreou o programa “A Voz do Vicariato”, na Rádio Catedral. Com o objetivo de mostrar a vida de cada vicariato da Arquidiocese do Rio de Janeiro, divulga a agenda, os eventos e os trabalhos realizados, sempre contando com a participação de um padre responsável por uma paróquia pertencente ao vicariato escolhido para a semana.

Padre Alex Siqueira, que apresenta o programa ao vivo, explicou que a ideia surgiu em 2007, quando a PUC-Rio ofereceu uma oficina aos vicariatos para aprenderem como criar uma rádio comunitária. Um ano depois foi realizada outra oficina para mídia impressa e digital — quando, então, surgiram os núcleos das Pastorais de Comunicação dos vicariatos. Naquele momento nasceram ideias para criar jornais em cada vicariato, mas o custo era alto. Então, Padre Alex pensou em um programa na Rádio Catedral. Com o apoio do Vicariato para a Comunicação Social foi criado, então, “A Voz do Vicariato”. Seu objetivo é fazer a voz da Igreja ser ouvida em outros ambientes.
- A ideia é dar voz aos Padres de todas as Paróquias da Arquidiocese, disse Padre Alex.

Na estreia, o vicariato convidado foi o Leopoldina. O paroquiano da Igreja de Santo Antônio, em Brás de Pina, Paulo Roberto Miranda participou do programa como o apresentador, o quadro Memorial Vicarial que contou a história do Santuário da Penha foi apresentado por Gustavo Kelly, da Igreja Santa Rosa de Lima. O Padre Alex, que também é Pároco da Igreja Nossa Senhora do Loreto, na Ilha do Governador, ficou responsável pela reflexão do dia.

Nesta semana, Padre Omar Raposo é o convidado para apresentar os trabalhos realizados pelo Vicariato para a Comunicação Social. Já no dia 18 de novembro vai ser a vez do Vicariato Jacarepaguá, com a presença do Padre Marcos Antônio Correa, que contará a história da Paróquia de São Conrado, na qual é pároco. Para fechar o mês de novembro, no dia 25, o Vicariato Sul vai participar do programa.

A Voz do Vicariato vai ao ar toda quarta-feira, de 12h10m às 12h50m, na Rádio Catedral FM.

Fonte: www.arquidiocese.org.br