domingo, 24 de outubro de 2010

Leigos Scalabrinianos fazem sessão cineclube


No último Domingo (17.10.) os Leigos Scalabrinianos se reuniram para fazer uma sessão cineclube para assistir “Alabê de Jerusalém” do compositor Altay Veloso. O DVD foi lançado em 2006 e segundo o autor levou mais de 20 anos para ser concretizado e conta a história de Jesus Cristo através do africano Ogundana, mais conhecido como o personagem que dá título à obra. Medalhões da música brasileira e outros artistas não tão conhecidos interpretam canções que se alternam com a narração de Veloso, sempre emocionada. Estão aqui Elba Ramalho, Jorge Vercilo, Jorge Aragão, Fafá de Belém, Ivan Lins, Margareth Menezes, Sandra de Sá, Lenine entre outros, cada um com seu personagem específico e todos devidamente acompanhados pela Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, regida pelo maestro Leonardo Bruno. O DVD conta com boa produção e a maior parte das imagens é de todo esse pessoal gravando, em estúdio. Altay Veloso apresenta uma mistura de ritmos, religiões, raças e fatos que acabam por pregar a tolerância e a convivência pacífica entre tudo e todos, exaltando as diferenças que fazem dos humanos seres únicos. E com essa boa intenção, “Alabê de Jerusalém” se mostra um trabalho interessante e digno. Depois da exibição houve um breve debate, levando todos à reflexão. Valeu a pena conferir!

Pastoral Familiar realiza Casamento Comunitário




No dia 16 de Outubro dentro da celebração da Santa Missa, foi realizada a Cerimônia de Matrimônio (Santificação) de quatro casais do Curso de Catequese e Crisma, presidida pelo Pe. Ricardo, com a participação da Pastoral Familiar.

EPVM - Curso de Noivos




Nos dias 26 de Setembro, 03 e 10 de Outubro, a Pastoral Familiar ministrou (pelo segundo ano consecutivo) o Encontro de Preparação para a Vida Matrimonial - EPVM (antigo Curso de Noivos - nos moldes do que determina a Comissão Arquidiocesana da Pastoral Familiar), a onze casais, sendo cinco deles alunos da Catequese de Adultos e do Crisma. Neste encontro contamos com a dedicação de Palestrantes convidados - Aline e Andre (Paróquia Santo Antônio da Pavuna) que falaram sobre Harmonia Sexual e; Dr. Wilson - Médico, esposo da Catequista Mônica, que orientou os noivos quanto aos Aspectos Físicos e Médicos do Matrimônio.Por fim, contamos com a presença do nosso querido e sempre bem disposto Pe. Ricardo, que encerrou o encontro com a Palestra: "União, Santificação e Oração do Casal".A todos que de alguma forma contribuíram para este Encontro, os agradecimentos sinceros da Pastoral Familiar, rogando a Deus em suas orações que os guarde e os proteja sempre !

sábado, 23 de outubro de 2010

PRÓXIMO DOMINGO:DIA NACIONAL DA JUVENTUDE NA CIDADE DO SAMBA

No próximo domingo é o Dia Nacional da Juventude (DNJ) que será comemorado em 24 de outubro, na Cidade do Samba, na Zona Portuária da Cidade. E, neste ano, a festa será ainda maior: a data completa jubileu de prata. São 25 anos de razões para celebrar a juventude e a fé, lutar por direitos, defender a vida e semear sinais do Reino. O encontro acontecerá das 9h às 17h.

De acordo com o coordenador arquidiocesano da Pastoral da Juventude, Thiago de França, o local foi escolhido por ser referência cultural na Cidade.

Com início previsto para 9h, o Bispo Animador da Pastoral da Juventude, Dom Antonio Augusto, e o Assessor Eclesiástico do Setor Juventude, Padre Renato Martins, farão a abertura e darão a benção ao evento. Ao longo da programação, palestras, adoração, dança, show, testemunhos e muita animação. Ao final do dia, a Santa Missa será presidida pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta.

A Cidade do Samba fica à Rua Rivadávia Correa, 60, Gamboa.

Fonte: Vicariato Urbano

Fraternidade e a vida no planeta é o tema da CF 2011


Na última quarta-feira, 21 de outubro, durante uma coletiva de imprensa, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi apresentado o material da Campanha da Fraternidade (CF) de 2011. O Secretário Geral da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa, apresentou o tema da Campanha: “Fraternidade e a vida no planeta” e o lema “A criação geme como em dores de parto”.

- A Campanha da Fraternidade de 2011 reflete a questão ecológica, com foco, sobretudo, no problema das mudanças climáticas. Ela se coloca em sintonia com uma cultura que está se expandindo cada vez mais, em todo o mundo, de respeito pelo meio ambiente e do lugar em que Deus nos coloca, não só para vivermos e convivermos, mas também para fazer deste o paraíso com o qual tanto sonhamos, disse Dom Dimas.

O secretário Executivo da Campanha da Fraternidade, Padre Luiz Carlos Dias, presenteou os jornalistas com um texto-base da Campanha, documento que aprofunda o tema proposto.

- O objetivo da campanha é contribuir para a conscientização das comunidades cristãs e pessoas de boa vontade sobre a gravidade do aquecimento global e as mudanças climáticas, e motivá-las a participarem dos debates e ações que visam enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta, declarou o padre.

A Campanha da Fraternidade terá início na Quarta-feira de Cinzas, 9 de março de 2011, e se estende por toda a Quaresma. A partir deste mês de outubro, as lideranças das comunidades eclesiais estudam os materiais da CF, preparando-se para a realização da Campanha na Quaresma.

*Fonte: CNBB

sábado, 16 de outubro de 2010

Horário de verão começa na madrugada de domingo

À 0 hora, relógios devem ser adiantados em uma hora em três regiões do país

Neste final de semana, as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil voltam a adotar o horário de verão. Na madrugada de sábado para domingo, os relógios deverão ser adiantados em uma hora. A mudança, que visa à economia de energia, segue até o dia 20 de fevereiro do próximo ano.

Para minimizar os efeitos no organismo durante os primeiros dias - já que teoricamente as pessoas estão acordando uma hora antes do que estão acostumadas - o neurologista do Hospital das Clínicas de São Paulo, Flavio Alói, dá uma dica: tentar dormir progressivamente mais cedo. "Quem deita à meia-noite pode ir às 23h45, depois às 23h30, e assim até as 23 horas", explica. Para as crianças, a alteração é sentida só nos três primeiros dias. "Embora necessitem de horas de sono para o desenvolvimento, elas têm uma vida mais saudável e sem tantas preocupações."

Lei - A data de início do horário de verão segue a legislação que entrou em vigor em 2008, determinando o período fixo da mudança, que começa sempre à zero hora do terceiro domingo de outubro e termina à zero hora do terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte. Os estados incluídos na alteração são Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Fonte: Revista Veja com Agência Estado

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

O que é a Pastoral da Comunicação

Dando início a apresentação de todas as Pastorais que funcionam na nossa Paróquia, apresento-lhes a: Pastoral da Comunicação é o conjunto de ações realizadas dentro de uma comunidade eclesial. É a pastoral do ser e estar em comunhão com a comunidade. É a pastoral da acolhida, da participação, das inter-relações humanas, da organização solidária e do planejamento democrático do uso de recursos e instrumentos que facilitem o intercâmbio de informações e de manifestações das pessoas no interior da comunidade ou da comunidade para o mundo que o rodeia. É a pastoral da valorização das expressões da cultura humana. O ponto unificador e central desta pastoral é Jesus Cristo. Jesus se comunica através de parábolas, partindo de fatos da vida, conhecidos por todos, para transmitir idéias, despertar adesão e provocar transformação da realidade. Existe, sem dúvida, muita dificuldade em se aceitar a existência de uma Pastoral da Comunicação, uma vez que todos os agentes de pastoral, enquanto informam e persuadem, são, por definição, comunicadores. Por outro lado, não é uma pastoral a mais no universo de pastorais de uma paróquia, mas aquela que integra todas as demais. O modelo da Pastoral da Comunicação é participativo e circular, isto é, a palavra pertence a todos. As suas reuniões se tornam deste modo um espaço de vivência e exercício das relações comunitárias. Pois onde somente uma pessoa domina o conteúdo, o código, o meio, não há comunicação. O membro da Pastoral da Comunicação é uma pessoa da qual se espera uma dedicação especial à reflexão, ao planejamento e à execução de programas e projetos específicos dentro dos diversos campos que compõem a área da comunicação social. Consequentemente, a Pastoral da Comunicação concentra-se em realizar uma educação para a comunicação, em que cada indivíduo, grupo ou comunidade exerça seu direito fundamental à comunicação. E cada membro desta pastoral é o seu principal educador, pois são neles que as outras pessoas esperam encontrar a postura de uma práxis libertadora.
Concluindo, a Pastoral da Comunicação se caracteriza por ser uma pastoral que possui uma vida integrada, participativa, estratégica e aberta à avaliação e à celebração.Afinal “Jesus é a Palavra de Deus que se fez carne e veio morar no meio de nós (Jo 1,14). Supremo comunicador do Pai, optou por um processo inculturado e dialógico de comunicação, que se apresenta como um modelo básico para os projetos de comunicação de sua Igreja”.
A Diocese/Paróquias devem começar suas caminhadas com a Pastoral da Comunicação e assim na medida em que esta pastoral for acontecendo aparecerão os frutos.
Postado por
PASCOM ARQUIDIOCESANA DO RIO DE JANEIRO

sábado, 9 de outubro de 2010

Encerramento do Mês da Bíblia das crianças da Creche











As crianças da Creche, celebraram na manhã do dia 30/09, o encerramento do mês da Bíblia, juntas com suas “tias” na Igreja. Momento importante de formação e evangelização. Que Deus abençoe as crianças e à todas as pessoas que trabalham na Creche, Amém!

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Conselho Pastoral Paroquial em 29.09.2010














Com a presença das várias Pastorais, Pe. Ricardo Guesser começou a reunião com a Oração dos Santos Anjos e falou sobre o curso que fez em S.P. O curso foi realizado no CESEP (Centro Latino-americano e Ecumênico de Formação Popular). Esta Instituição foi fundada em 1982, tendo como objetivo prestar serviços às lideranças de movimentos sociais e comunidades das diferentes Igrejas cristãs em seus trabalhos pastorais e de promoção humana.Sua sede é em São Paulo, mas sua atuação estende-se a toda a América Latina e ao Caribe, aceitando também nos diversos cursos membros de todos os continentes. Foi idealizado por um grupo de bispos, pastores/as, biblistas e cientistas sociais. O CESEP, desde suas origens, colocou-se a serviço dos movimentos populares, das pastorais sociais e das comunidades e igrejas no acompanhamento de seus trabalhos.No curso estiveram presentes 23 pessoas dos seguintes países: Angola e Zimbábue no continente africano; México, República Dominicana, Perú, Bolívia e Brasil. Do nosso país os representantes eram de Amapá, Maranhão, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A proveniência religiosa do grupo também foi variada. Eram representantes de três Igrejas Cristãs: Igreja Católica, Igreja Evangélica Reformada da Angola, Igreja Metodista da Bolívia e do Zimbábue. O tema deste ano foi o das “Migrações urbanas na América Latina: Desafio humano, social e Pastoral”. O curso apontou sempre para a importancia da Igreja deixar suas estruturas e ir ao encontro das pessoas. O padre Ricardo também recordou que a Igreja deixou de ser “o lugar do encontro” entre as pessoas (modelo mais rural) para ser “um lugar a mais” dentro das grandes cidades. O desafio pastoral é tornar nossos espaços atraentes e convidativos para um compromisso com a fé. Depois desta exposição também vimos os diversos modelos possíveis de pastoral que estão com certeza presentes também em nossa comunidade. Prosseguindo, anunciou as Divisões das Pastorais entregando os livrinhos do 2º Texto de Reflexão do 11º P.P.C.Ficando estabelecido assim: do 1º ao 3º Capítulos – para todas as Pastorais; 4º Capítulo - Leigos Scalabrinianos, Pastoral do Dízimo e PasCom; 5º Capítulo - Batismo, Catequese Infantil e Adulto, Catequese de Perseverança e Coroinhas; 6º Capítulo - Círculos Bíblicos, Capelas, Mãe Rainha e Pastoral da Criança; 7º Capítulo - ABBA e Apostolado da Oração; 8º Capítulo - MESC`S, Liturgia e Pastoral da Música; 9º Capítulo – Grupo Jovem e Crisma; 10º Capítulo - Pastoral Familiar, Pastorais Sociais, Promoção Humana, Pastoral da Sobriedade (A.A.) e Pastoral de Favela. Data da entrega das respostas e reunião de reflexão, coincidente no próximo C.P.P.-29/10/10 . D. Santa Clara e Maria das Dores comentaram sobre a Festa da Primavera, que apesar da pouca divulgação, foi um evento impecável, com desfile da Melhor Idade, distribuição de frutas e um baile bem animado, deixando um gostinho de "quero mais " e sugerindo que a grande confraternização de fim de ano das Pastorais fosse nos mesmos moldes, sendo acolhida a idéia por todos. Próximo evento Vicarial: 16/10, das 8:00 às 12:00H , na Paróquia Bom Jesus da Penha : Encontro de Animação da Campanha da Fraternidade 2011. A Paz de Cristo, a todos!

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Missa dos Migrantes no Corcovado


Organizada pelos Leigos Scalabrinianos, dia 31/10 - ás 15:00h, realizar-se -à no Santuário do Corcovado, a nossa já tradicional missa em prol dos Migrantes que será celebrada pelo Pe. Ricardo Guesser . Sairão da Paróquia três vans lotadas, por volta das 13:00h ao custo de R$25,00 por pessoa (ida e volta), com conforto e segurança. Garanta já o seu lugar, reservas com D. Santa Clara. Sem dúvida será um momento único de reflexão e religiosidade num local privilegiado por Deus. Imperdível!

sábado, 2 de outubro de 2010

PAPO DE RESPONSA

A PASCOM da Comunidade de Santa Luzia e São Raimundo Nonato, da Paróquia Nossa Senhora das Mercês, em Ramos, convida a todos para participar do projeto "PAPO DE RESPONSA", no dia 02 de outubro, às 17h. Tal projeto é uma iniciativa da Polícia Civil e do Grupo Cultural Afroreggae e tem como objetivo propor a paz na conversa entre sociedade e policiais, tendo também a oportunidade de ouvir o depoimento de um ex-traficante hoje atuante no Grupo Cultural Afroreggae. A comunidade está situada à Avenida dos campeões, 700 - Ramos.