quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Missa Solene de Posse - 22.01.2011































Finalmente chegou o dia! Canto de Entrada e ás 19:10h, com as presenças do nosso Arcebispo do RJ, Dom Orani João Tempesta , e dos concelebrantes: Monsenhor Luís Antônio Pereira Lopes, Pe Jorge Bispo da Paróquia N. S.ª da Conceição em Santa Cruz (que cedeu o Pe . Sílvio), Pe. William (colega de turma de seminário) da Paróquia Santa Terezinha , Pe. Keppler da Paróquia Santa Bárbara e Santa Cecília (Brás de Pina), Pe. José Rosa da Paróquia Jesus Ressucitado (Lgo do Bicão - V. da Penha), Pe. Fábio Bambino da Paróquia São José, Pe. Lélio da Paróquia Santa Inês (Bairro Jabour), Pe. Adílson da Paróquia Perpétuo Socorro, o Diácono Melquisedeque, os Pais do Pe. Sílvio, os Ministros da Eucaristia e os coroinhas fêz-se a procissão de entrada com a Igreja lotada de paroquianos e convidados, celebrou - se a Missa de Posse do Pe. Sílvio Klebson Severino de Oliveira junto à esta Comunidade. E agora segue a estrutrura da Missa:



  • ACOLHIDA - Monsenhor Luís Antônio fez a Acolhida e apresentou todos os convidados e comentou:-"Pe. Sílvio foi para Santa Cruz um grande presente por sua dedicação pastoral e agora esta comunidade tambem acaba de ganhar um grande presente! Desejo que Pe. Sílvio seja bem acolhido e tenho certeza que vocês vão crescer.Trabalhamos muito a Fraternidade e nós estamos rezando para ele continuar o trabalho." Ainda na Acolhida Dom Orani faz a SAUDAÇÃO e explica que a Missa de Posse tem vários aspectos : desde a Renovação Sacerdotal a Constitucionais;

  • NOMEAÇÃO DO PÁROCO - com a leitura da Provisão - que uma vez lido a Paróquia assume seu novo Padre. Do ambão, o diácono faz a leitura do documento, esse documento transfere o Pe. Sílvio Klebson Severino de Oliveira da Paróquia N. S.ª da Conceição em Santa Cruz, localizada no Vicariato Episcopal Oeste para a Paróquia de Santo Antônio do Quitungo em Brás de Pina pertencente ao Vicariato Episcopal da Leopoldina.

  • PROFISSÃO DE FÉ - Pároco levanta-se e, à frente do Bispo (que estará de pé à frente do Altar - de mitra e báculo), realiza a Profissão de Fé;

  • JURAMENTO DE FIDELIDADE . (O diácono traz o Evangeliário e o Pároco, com a mão direta, realiza o juramento).Para manifestar a fidelidade à Santa Igreja, Padre Silvio Klebson Severino de Oliveira realiza o juramento:
    Pároco: Eu, Padre Silvio Klebson Severino de Oliveira, ao assumir o ofício de Pároco da Paróquia Santo Antônio, prometo conservar sempre a comunhão com a Igreja católica, quer em palavras por mim proferidas, quer em meu procedimento. Com grande diligência e fidelidade desempenharei os ofícios pelos quais estou ligado em função da Igreja, tanto universal, como particular, na qual, conforme as normas do direito, sou chamado a exercer o meu ofício.Ao desempenhar meu ofício, que em nome da Igreja me foi conferido, guardarei integralmente o depósito da fé, que com fidelidade transmitirei e explicarei; quaisquer doutrinas, portanto, contrárias a este depósito, serão por mim evitadas. Hei de seguir e promover a disciplina comum de toda a Igreja, e acatar a observância de todas as leis eclesiásticas, sobretudo aquelas que estão contidas no Código de Direito Canônico. Com obediência cristã seguirei o que declaram os sagrados Pastores, como autênticos doutores e mestres da fé ou que estabelecem como orientadores da Igreja, e prestarei fielmente auxílio ao Bispo Diocesano, a fim de que a ação apostólica, a ser exercida em nome e por mandato da Igreja, se realiza em comunhão com a mesma Igreja.
    Assim Deus me ajude e estes Santos Evangelhos, que toco com minhas mãos.

  • ENTREGA DAS CHAVES DA IGREJA - O Pároco recebe as chaves da Igreja e cuida da Casa de Deus e nossa, para que tome consciência do cuidado que deverá ter com este Templo material, símbolo da Igreja viva que deverá edificar.

  • IMPOSIÇÃO DA ESTOLA - Neste momento, os pais do Pe. Sílvio trazem a estola e o Sr. Bispo impõe a estola sobre o novo Administrador paroquial, sinal do poder sacerdotal recebido no dia de sua ordenação e, em especial, do poder pastoral paroquial, simbolizando a união no ministério confiado por nosso Senhor Jesus Cristo ao Bispo e, por este, ao Pároco.Neste momento alguém traz a casula em uma bandeja. O Bispo apresenta a estola ao novo Pároco (que estará seu braço direito desde o começo da Missa), que a oscula, com um beijo, e a impõe. Depois orna-o com a casula.

  • ÓSCULO E ABRAÇO DO ALTAR - O Pároco beija e abraça o altar, centro de toda a vida paroquial no qual se perpetua o memorial da morte e ressurreição do Senhor: a Eucaristia, que é o “Sacramento de piedade, sinal de unidade, vínculo de caridade.”

  • ATO PENITENCIAL -
    Bispo: Irmãos e irmãs, reconheçamos as nossas culpas para celebrarmos dignamente os santos mistérios.
    *CANTADO. B
    ispo: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
    Todos: Amém.

  • HINO DE LOUVOR-
    *CANTADO
    ORAÇÃO -
    Bispo: Deus eterno e todo-poderoso dirigi a nossa vida segundo o vosso amor, para que possamos, em nome do vosso Filho, frutificar em boas obras. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo.
    Todos: Amém.

  • PRIMEIRA LEITURA - Isaías 8, 23b-9,3

  • SALMO RESPONSORIAL - Sl 26

  • SEGUNDA LEITURA - Cor 1,10-13.17

  • ENTREGA DOS SANTOS EVANGELHOS -
    Aproximam-se o turiferário e o naveteiro e o Bispo depõe incenso no turíbulo e abençoa-o. O diácono ou um ministro entrega o Evangeliário ao Bispo. O Pároco se aproxima e recebe do Bispo o Livro e pede a bênção. Dirigindo-se ao ambão, proclama o Evangelho. Ao término leva-se o Livro para o Bispo oscular.
    Bispo: Recebe o Evangelho de Cristo, do qual foste constituído mensageiro; transforma em fé viva o que leres, ensina aquilo que creres e procura realizar o que ensinares.
    ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO-
    *CANTADO

  • EVANGELHO - Mateus 4, 12-23
    Pároco: O Senhor esteja convoco.
    Todos: Ele está no meio de nós.
    Pároco: † Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus Todos: Glória a vós, Senhor.

  • HOMILIA - D. Orani faz a Homilia, segue-se alguns trechos: -"Alguém é chamado por Deus, para uma Missão em nome da Igreja em comunhão com toda a Igreja nos gestos litúrgicos, institucionais, etc ...construindo o Reino de Deus, o Reino dos céus...Proclama o Evangelho de Jesus Cristo e além do mais o Tempo Comum apresenta o aspecto de Missão de Jesus chamado de um lado a luz ao Jesus que anuncia a conversão... reinar no coração de cada pessoa para que esse anúncio aconteça e poder anunciar a cada um o Cristo, anunciando o BEM ... essa Posse é um presente para a Paróquia, que seja feita em comunhão ao mesmo tempo aos seguidores anunciando a luz... a unidade entre nós é um programa de todos nós , enquanto pessoa, família e paróquia...falta sacerdote,cada paróquia que recebe um Padre deve rezar pelas vocações, além de prover e temos que buscar em novos locais de Igreja ao mesmo tempo: comunhão e evangelização...um aprendizado nas novas situações, momento novo que seja de crescimento em comunhão e evangelização, sempre com um anúncio alegre da luz que vence as trevas e assim pedir a Deus que se multiplique em bençãos e realizações!"

  • Após a Homilia coloca-se o faldistório à frente do Altar e o Bispo (de mitra) aproxima-se e senta-se. O Pároco, diante do Bispo, realiza a Renovação das Promessas Sacerdotais;

  • RENOVAÇÃO DAS PROMESSAS SACERDOTAIS -
    Bispo: Filho caríssimo, diante do povo que será entregue aos teus cuidados, renova o propósito que prometeste na ordenação.
    - Queres desempenhar sempre o teu encargo, como fiel cooperador da Ordem Episcopal, apascentando o rebanho do Senhor sob a direção do Espírito Santo?
    Padre: Quero.
    Bispo: Queres celebrar com devoção e fidelidade os Mistérios de Cristo para o louvor de Deus e santificação do povo Cristão, segundo a tradição da Igreja?
    Padre: Quero.
    Bispo: Queres unir-te, cada vez mais, ao Cristo Sumo-Sacerdote, que se entregou ao Pai por nós, e ser como ele consagrado a Deus para a salvação dos homens?
    Padre: Quero.
    Bispo: Queres com dignidade e sabedoria, desempenhar o ministério da Palavra, proclamando o Evangelho e ensinando a fé Católica?
    Padre: Quero, com a graça de Deus!
    Bispo: Prometes reverência e obediência a mim e aos meus legítimos sucessores?
    Padre: Prometo!
    Bispo: Deus, que inspirou esse bom propósito te conduza sempre mais à perfeição.

  • O PÁROCO RECEBE AS CHAVES DA IGREJA - o Bispo as entrega ao Pároco;

  • CONFESSIONÁRIO - O Bispo conduz o Pároco ao Confessionário que ao chegar se senta por breve momento.
    Com. Uma das tarefas mais importantes do Administrador paroquial consiste em administrar o Sacramento da Penitência. Através deste Sacramento realiza-se a reconciliação dos pecadores com Deus. Por isso, o Sr. Bispo leva o Pároco ao confessionário.
    Bispo: Aqui está o lugar privilegiado para administração do Sacramento da Penitência. Sê zeloso neste ministério, e distribui aos pecadores a riqueza da Misericórdia infinita do Senhor;

  • ENTREGA DA CHAVE DO SACRÁRIO - Um ministro entrega, em uma bandeja, a chave ao Bispo que a entrega ao Pároco.
    Chegando ao local o Bispo depõe a mitra e o báculo. O Pároco, abre o Sacrário, (o Bispo retirando o solidéu) se ajoelha juntamente com o Bispo e os ministros.O turiferário se aproxima e o Pároco depondo o incenso no turíbulo, incensa solenemente o Santíssimo Sacramento. Tendo incensado, o Pároco permanece um instante em adoração, fecha o Sacrário e retornam todos aos seus lugares atrás do Altar.
    Com. A vida espiritual dos fiéis é alimentada e sustentada pela Eucaristia. Por isso, o nosso Administrador paroquial recebe a chave do Sacrário e o abre, faz breve adoração, incensando-o em seguida.
    Bispo: Lembra-te que a Eucaristia é o ápice de todo o culto e da vida cristã onde se realiza a unidade do povo de Deus e se completa a construção do Corpo de Cristo. Por isso zela com todo cuidado para que a Eucaristia seja o centro de toda ação pastoral e de toda a vida da paróquia.

  • BATISTÉRIO -
    Bispo: Recebe os instrumentos para o batismo dos novos filhos de Deus. Cuide para que a vida divina recebida neste sacramento cresça e se desenvolva sempre mais nos corções dos fiéis.

  • PROFISSÃO DE FÉ -

  • PRECES DA COMUNIDADE -

  • LITURGIA EUCARÍSTICA -

  • CANTO DAS OFERTAS -

  • CONVITE À ORAÇÃO -

  • ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS -

  • SANTO CANTADO -

  • ORAÇÃO EUCARÍSTICA I -

  • RITO DA COMUNHÃO -

  • CANTO DA COMUNHÃO -

  • ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO -

  • RITOS FINAIS - É conveniente que um membro do conselho pastoral dirija ao Bispo e ao Pároco algumas palavras. assim a Renata Ramos (Crisma) lê o seguinte texto de sua autoria em nome da comunidade para homenagear o nosso Arcebispo Dom Orani:

  • "Boa noite!
    Em nome do Grupo Jovens de Deus, do Pe. Silvio, de todos os membros da paróquia e de toda a comunidade santo Antônio, fazemos essa homenagem a D. Orani .Vamos começar a nossa homenagem, usando a representatividade das cores das flores;
    1. Peço para que entre a flor azul que representa o verdadeiro amor, raro, forte, que nunca se abala ou descolore.Amor àgape, amor de Deus, amor que a presença ou um simples olhar de Dom Orani, nos remete ,amor acolhedor, receptivo, carinhoso.Amor sem explicação, amor que amolece os corações endurecidos e nos trás paz.Um verdadeiro amor de pai, que sentimos que nos é dado pelo senhor.

    2. A segunda rosa que recebemos são as brancas que representam a paz, que é o que pedimos a Deus para a nossa cidade, nosso país e o mundo inteiro, como diz o próprio D. Orani, a paz é possível, mesmo em meio a tantas tribulações, guerras, ódio e desamor.
    Paz que sentimos no seu olhar, nas suas palavras, no seu carinho e dedicação a nossa cidade e cada um de nós, ovelhas do seu rebanho.
    3. A terceira rosa que recebemos são as rosas amarelas, que representam a felicidade e a simplicidade, felicidade esta que sentimos com a sua presença , com a sua proteção, pela sua dedicação, pela sua vida e a simplicidade que o senhor remete, não fazendo distinção entre pobre e ricos, brancos ou negros, simplicidade de enxergar todos como filhos de Deus.

    4. A quarta rosa que recebemos são as rosas de cor rosa, que representam gratidão, gratidão esta que não cansamos de te dizer obrigado, pois muito mais do que nosso Arcebispo, o senhor é para nós um exemplo a ser seguido, um pastor, que compreende e vive fielmente a logica de deus, sabendo reconhecer e acolher os imperfeitos, os pecadores, os que o mundo aponta, onde uma ovelha é tão importante como o rebanho inteiro, esse dom, do amor incondicional ... só Deus pode proporcionar ... e o senhor recebeu uma dose considerável.


    5. As últimas rosas que recebemos são as vermelhas, que representam a paixão ... e o senhor é realmente um homem apaixonado ... apaixonado por Jesus, pois somente um apaixonado por jesus, louco por ele, consegue seguir tão fielmente e com tanta dedicação a vontade do pai.

    Todas essas flores formam um buquê, que representa uma humilde lembrança, que a nossa comunidade, com todo o carinho lhe oferece.
    Que o perfume a beleza de cada uma dessas rosas, possa contagiar a sua vida e a sua caminhada,
    O último símbolo que peço que entre é uma imagem de Santo Antônio em uma oratória, para que o senhor sempre ao olhar essa imagem, lembre-se de cada um de nós, e que se sinta sempre a vontade para retornar.

    Termino a nossa homenagem, agradecendo mais uma vez a sua visita, e pedindo a Deus que derrame sobre a sua vida, todas as bênçãos, todas as graças e toda a força do alto, que Deus continue sendo o seu mentor para que seja dada continuidade nesta linda missão que o senhor junto com toda a igreja vive.

    Obrigada!”

  • No final oferece um buquê de rosas ao Arcebispo Dom Orani. A comunidade aproveita e entrega alguns presentes e lembranças... Ao término das homenagens, o novo Pároco Pe. Sílvio pede a palavra: -" Assumi oito comunidades em Santa Cruz e aqui não será diferente, gostaria de agradecer pois me esforçarei para trazer muitas almas para o coração de Cristo... Me sinto restaurado, o sr. Dom Orani saiu de tão longe, Friburgo para vir para cá... agradeço aos Padres pela celebração e ao Pe. Luíz Antônio que me deu muita fôrça com a sua acolhida... agradeço ao povo de Santa Cruz* , que me ensinou a ser Padre, me ensinaram a amar a DEUS... e aqui o povo me acolheu bem, vão trabalhar muito comigo, vou me esforçar ao máximo, vai ser a minha maior função sacerdotal... agradeço aos meus Pais e a Dom Orani. Obrigado a todos!
    -* Pe. Sílvio conclama e os convidados, da sua ex-comunidade em peso
    se manifestam aos gritos e aplausos (tomaram conta de grande parte dos bancos e dizem que compareceram com dois ônibus lotados... isso é que é apoio e carinho!!!).

  • Colocou-se uma mesa com uma caneta na lateral do altar. O Pároco entregou a Dom Orani o Livro de Tombo que fez a leitura da Ata da cerimônia e lavrou-a assinado-a juntamente com o Pároco, demais concelebrantes, e alguns MESC`s oficializando a Posse!

  • DESPEDIDAS -

  • Conclui-se a Missa com a bênção final.


  • Após a missa formou-se uma fila quilométrica de paroquianos e convidados para os cumprimentos e fotos numa manifestação de grande afeto ao nosso novo Pároco, Pe. Sílvio Klebson e renovando: Seja bem-vindo Pe. Sílvio Klebson!!! Postagem feita por Paullo Miranda e fotos de Dayane Pereira e Paullo Miranda

Inscrição para o Crisma

Informamos que a partir do dia 30/01/2011 estaremos iniciando as inscrições do Catecumenato de crisma 2011, para se increver é preciso ter a partir de 15 anos completos em diante e é só procurar a pastoral ao final das missas das 9h e 19h somente aos domingos.
Att, . Esperamos por vocês!
Thaís Siqueira (Crisma) "Sempre em busca de algo mais"

sábado, 15 de janeiro de 2011

Primeira Assembléia Geral - 06.01.2011



Após a missa, o salão suspenso, ficou completamente lotado com os mais diversos representantes de Movimentos e Coordenadores das Pastorais da Paróquia e às 20:15h, começou a tão esperada reunião. Ele se apresenta, sou o Pe. Sílvio Klebson Severino de Oliveira e diz: - "Será Ano Novo para a Paróquia e para mim, pois temos uma outra vida, anunciamos tambem o Evangelho, mas temos outra espiritualidade e aos poucos vocês vão vendo como é a vida diocesana, muitos no início ficarão recuados com esse Padre da Zona Oeste. Sou Pernambucano, tenho 31 anos e 2 anos e meio de Padre, fui logo para Santa Cruz e meus pais moram em Honório Gurgel. Fui indicado por Dom Antônio Augusto . Quero estar presente na vida da comunidade, quero ser Pai espiritual, aos poucos... a vida diocesana é diferente, insere na comunidade outras realidades, toda espiritualidade que precisei para botar fogo em Santa Cruz colocarei aqui tambem através da Evangelização...- um só coração,uma só alma ...trabalhar em conjunto, voltar para as capelas ... a Matriz presente nas capelas e as capelas presente na Matriz... aos poucos, vamos nos conhecendo,vocês verão que sou brincalhão... mas no início é um choque!Vim de coração aberto, sabendo que é a vontade de Deus. Vida Pastoral ativa, união... Cada Pastoral sabe de seus problemas, vamos trabalhar juntos em prol da comunidade... cada Pastoral tem que resolver seus problemas com sua espiritualidade mas com a finalidade de unir... com seu carisma , mas com unidade...dissipar as contendas...voltar para as realidades ao redor ... sair da Igreja e vamos de encontro com as famílias buscando Deus! Vamos mudar aos poucos. Futuro distante, mas é prá ontem...Estou unido ao Monsenhor Luís Antônio. Vamos ver quem está presente..." Neste momento o Pe. Sílvio começa uma "chamada" e as pessoas vão se manifestando: Batismo, Crisma, Catequese Infantil, Pastoral Familiar, Grupo Jovem, Coroinhas, Perseverança, Pastoral da Criança, Caridade Social, Liturgia, Música, Pastoral da Comunicação, Catequese de Adultos, Promoção Humana, Consciência Negra, Pastoral de Favela, Grupo Folclórico João Batista Scalabrini, Alcoólicos Anônimos, Movimento Mãe Rainha Schenstatt, Apostolado da Oração ,Pastoral da Saúde, Pastoral do Migrante, C.P.A.(na pessoa de Paulo Sena), Ministros da Eucaristia, Grupo de Oração ABBA, Círculos Bíblicos (16 ao todo), Capelas ; Sagrada Família, Cantinho do Rio, N.S.ª Aparecida e Irmandade de Sto Antônio e Livraria. Divulga os novos horários das Missas: Segunda- 19h; Têrça - 7h30h; Quarta - 19h; Quinta - 19h; Sexta - 7h30; Sábados - não haverá Missa na Matriz / 19h na Capela Sagrada Família; Domingo - 7h, 9h (Missa das Crianças), 11h - na Capela da Irmandade de Sto Antônio e 19h (Missa dos Jovens). Vamos ter folga na Paróquia toda Têrça- Feira. Pe. Sílvio fala que a sua Missa de Posse (Sábado - 22/02,19h) só poderá ser à noite, por conta dos compromissos de Dom Orani (antes havia se aventado a possibilidade de ser às 10h). Pediu para um Porta-voz escrever um texto para D.Orani e a Liturgia se comprometeu... Pediu para cada Pastoral trazer seu Planejamento para 2011 e deixar na Secretaria... vai sentar com cada Pastoral e pediu bom-senso! Deixou claro que - " não chamo atenção de ninguém em público, as pessoas que trabalhavam e viviam comigo já sabiam quando eu estava contrariado e não estava bem só pela minha fisionomia..." Chamo em particular e converso... Começou a marcar algumas reuniões, na próxima Segunda-10.01,após a missa das 19h-Ministros da Eucaristia e Liturgia , numa Segunda a marcar reunir com os músicos, quer escala aos Domingos... Adoração continua às Quintas,15h. A Missa na Irmandade no próximo Domingo,11h(09.01)será celebrada, excepcionalmente, pelo Pe. Honório, e a partir do Domingo,11h(16.01) permanecerá com o Pe .Sílvio. Finanças- tudo que entrar, vai assumir e os Dizimistas vão para a Secretária Natália, inclusive fará uma campanha, para explicar a importância do Dízimo para novas adesões... Márcio Girafa pede a palavra e fala em antecipar o planejamento da Festa de Sto Antônio (que acontece em Junho) para o mais breve possível para não acontecer, como todo ano de ficar tudo em cima da hora... sugestão aceita por todos e na próxima reunião, já em Fevereiro começaremos a pensar o planejamento...Pe .Sílvio diz que fará algumas restrições que muitos Padres exigem e acenou para o A.A. (?!) ... Quer Missão Popular mas com outra cara, outro plano pastoral nas comunidades carentes, sair de dois em dois e levar a Palavra de Deus,visitar os lugares para Evangelização. A próxima reunião será no início de Fevereiro (vai marcar...). Conto com todos vocês!

1ª Missa Oficiosa...em 02.01.2011


Com as presenças do Pe. Guido Pirollo,cs , Pe. Thomas K. Chacko (Paróquia Santa Cecília) e toda a comunidade presente na Igreja, recepcionou-se nosso novo Padre (agora Diocesano), o Pe. Sílvio Klebson Severino de Oliveira(oriundo da Paróquia N. S.ª Conceição, em Santa Cruz) que celebrou sua primeira Missa oficiosa aqui nesta Igreja. Pe. Guido convocou os representantes dos Movimentos e Coordenadores de Pastorais presentes para lhe dar as boas-vindas. Muito simpático, cercado de seus coroinhas e um seminarista, explicou que fará sua mudança amanhã à tarde, assumindo a Paróquia mas que a Missa de Posse com a presença do nosso Arcebispo Dom Orani, será no dia: 22.01.2011, ás 19h. Tambem apressou-se em marcar uma "Assembléia Geral", convocando a todos os representantes e Coordenadores de Pastorais e Movimentos para que comecemos a nos conhecer... para o próximo dia 06.01(Quinta - 20h).Agradeceu e disse que apesar de outra espiritualidade a missão continua, que é anunciar o Evangelho e que quer ser o Pai espiritual da comunidade. Boa definição e a primeira impressão é a que fica.

Seja Bem-vindo Pe. Sílvio Klebson !










domingo, 2 de janeiro de 2011

Missa Solene da Passagem - 22/12/2010



Com a Igreja lotada de fiéis e as presenças do Bispo Auxiliar da Arquidiocese do RJ - Dom Antônio Augusto; dos Padres da Congregação Scalabriniana: o Provincial Pe. Alfredo Gonçalves, Pe. Guido Pirollo, Pe. Ricardo Guesser, Pe. Avelino e Pe. Di Cesare e dos Padres da Arquidiocese do RJ ; Monsenhor Luís Antônio (Paróquia Santa Rosa de Lima)e Pe. José Rosa (Paróquia Jesus Ressucitado), ás 19:00h celebrou-se a Missa Solene da Passagem da administração da Congregação Scalabriniana para a Arquidiocese do RJ. O Bispo Auxiliar da Arquidiocese do RJ - Dom Antônio Augusto falou que as mudanças são difíceis mas necessárias para o nosso crescimento... O Provincial Pe. Alfredo Gonçalves explicou que depois de 49 anos enviando Padres para a nossa Paróquia a Congregação Scalabriniana que tem mais de cem anos e 700 Padres e Religiosos no Brasil e em outros países, mas com a metade desses religiosos com mais de 70 anos tem que começar a reduzir seus espaços de atuação. O Padre mais jovem atualmente é o Pe. Ricardo Guesser com 31 anos, que como ele mesmo explicou irá assumir a Paróquia N. Sª. das Graças em Vicente de Carvalho no Guarujá /SP, e assessorará os Leigos Scalabrinianos da Província de São Paulo (substituindo o Pe. Mário Geremia). Depois de explicar agradeceu á comunidade pela convivência e carinho com os Sacerdotes durante todo esse tempo ressalvando que estaremos sempre unidos pelo coração... e que os Leigos Scalabrinianos trabalharão com a Pastoral dos Migrantes... depois o Monsenhor Luís Antônio revelou que será o Pe. Sílvio Klebson Severino de Oliveira , da Renovação Carismática, que atualmente é Pároco da Paróquia de N. S.ª da Conceição em Santa Cruz que assumirá nossa Paróquia após as festas de fim de ano. E assim iniciaremos um novo ciclo, sem parar a caminhada seguindo a Jesus Cristo. Vida que segue...