sábado, 28 de abril de 2012

Entrevista com o Diácono Michel de Souza Bernardo

1- Voce é natural de onde? Quando descobriste a vocação sacerdotal?
R: Sou natural da cidade do Rio de Janeiro e nasci em 14/o1/1980. Comecei a perceber que Deus me chamava a ser padre quando cursava a crisma na paróquia de santo Antônio Maria Zaccaria, em Jacarepaguá. Eu atuava em várias pastorais e não me sentia saciado, percebi que queria mais. Percebi que queria viver uma vida integral de serviço à Igreja. Contudo, foi só seminário São José, através de muito discernimento que descobri que de fato Deus me chamava a ser padre.
2 - Falta muito pra terminares os estudos? Quantos estudam atualmente com voce?
R: O tempo de formação no seminário consiste em oito anos, sendo eles da seguinte forma: um ano de propedêutico, no seminário Rainha dos Apóstolos; três anos de faculdade de filosofia e quatro anos de faculdade de teologia, no seminário São José. Este ano de 2012 eu concluo a faculdade de teologia e desta forma, termino minha formação no seminário São José. Atualmente, na arquidiocese do Rio de janeiro, somos uns 150 seminaristas.
3 - Quais sào as suas espectativas pós-ordenação?
R: Tudo que espero após a ordenação sacerdotal é me configurar cada vez mais a Cristo Bom Pastor e me doar ao serviço dos irmãos por amor a Cristo e ao Evangelho.
4 - Deixe uma mensagem, convite ou teça algum comentário.

R: Como é bom descobri os projetos de Deus para mim e vivê-los!! A todo aquele que se sente chamado por Deus a uma vida de consagração por amor a seu filho Jesus Cristo, digo apenas uma coisa: “não tenham medo! Vale muito a pena! A verdadeira felicidade consiste em fazer a vontade de Deus e viver no seu amor!” Obrigado Jesus que apesar de minhas fraquezas e limitações me chama a tão sublime vocação, por pura misericórdia Tua Senhor!!! Amém!!!

SIMULADO DE CATEQUESE PARA A JMJ RIO2013

"Sede firmes na prática da hospitalidade” (Rm 12, 13). Esse é lema que vai guiar o Simulado de Catequese em preparação para a Jornada Mundial da Juventude em 2013 que será realizado em 38 paróquias da Arquidiocese do Rio (uma por forania) no dia 19 de maio.O simulado será promovido pelo Comitê Organizador Local (COL), sendo coordenado pelo Setor de Preparação Pastoral."Vamos trabalhar justamente a questão da acolhida da Jornada, da hospitalidade. Vamos falar um pouco também, dentro do tema, sobre o que é a Jornada Mundial da Juventude", disse um dos diretores do setor, padre Arnaldo Rodrigues.Segundo o também diretor do Setor de Preparação Pastoral, padre Leandro Lenin, está em fase de finalização o processo de escolha das 38 paróquias. "Os jovens terão a oportunidade de participar de um evento que dará um pouco do gostinho do que será a Jornada e poderão ser inseridos nos vários campos de trabalho, para que naquele ambiente, onde, em torno de seis até dez Paróquias vão estar reunidas em uma única manhã, possam perceber como funciona a JMJ", explicou.As atividades seguirão o mesmo padrão de catequese de uma Jornada. A programação está dividida assim: animação inicial; oração; abertura; palavra de boas vindas; pregação e espaço para perguntas. O encerramento será com a celebração eucarística. Simultaneamente acontecerão confissões.O simulado, a princípio, acontecerá somente no Rio de Janeiro. "É possível que façamos ainda outro simulado ampliando ainda mais o número de Paróquias e estendendo isso às sub-sedes", disse padre Leandro.Padre Arnaldo reforça o convite para que todos participem: "Todos são chamados a participar da catequese. Por mais que se diga que o protagonista da Jornada Mundial da Juventude ou de qualquer atividade da Jornada seja o jovem, também é a família, também são os membros da comunidade, da paróquia. Todas as pessoas serão chamadas a viver a experiência do que é o Simulado da Catequese, porque quando acontecerem as catequeses na JMJ será um movimento que vai envolver a todos, e não somente os jovens".
                                     Postado por Hélder Pereira

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Se ligue, avisos da semana 2!



  • Todas as 2ªs Feiras após a missa das 19h, Têrço dos Homens. O Pe. Sílvio convida a toda comunidade;


  • Feijoada! A comunidade de Santo Antonio se reunirá no dia 27.05, às 12h para degustar uma deliciosa feijoada! Venha e participe. Informações e convites: 3391-0292;


  • 22.04 - Missa Campal - Toda a comunidade reunida em oração e alegria. Postado por Santa Clara.

sábado, 14 de abril de 2012

Se ligue, avisos da Semana!

· Toda comunidade está convidada a participar do 1° Cerco de Jericó de nossa Paróquia que acontecerá do dia 29 de abril ao dia 06 de maio. Serão 7 dias de Louvor, Pregações e Adoração 24 horas;
· Toda comunidade está convidada a participar da Missa Campal no dia 22 de abril. Sairemos em procissão da paróquia às 17h30 em direção a Praça Zé do Mé onde acontecerá a missa às 18h;
· Precisamos de doação de sal fino e sal grosso para a confecção dos Tapetes de Corpus Christi , favor entregar na secretaria;
· No dia 19 de maio haverá um Simulado da Jornada Mundial da Juventude aqui na paróquia de 8h às 12h;
· No dia 20 de maio acontecerá o 1° Encontro de Casais de Segunda União destinado a casais que já celebraram o matrimônio antes e hoje vivem uma segunda união estável. Os interessados devem procurar a secretaria e efetuar sua inscrição.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Encontro de Santificação da União Estável





O Setor Pós-Matrimonial da Pastoral Familiar está promovendo a formação de 27 (vinte e sete) casais do Encontro de Santificação da União Estável, para o Casamento Comunitário que ocorrerá em Junho.
Manoel e Solange
Casal Coordenador do Setor Pós-Matrimonial

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Programação da Semana Santa 2012

Domingo de Ramos (01/04):


  • 7h - Missa (sem procissão);
  • 9h - Procissão saindo da Paróquia em direção à Pça do Estrelinha onde acontecerá Missa Campal;
  • 18h - Missa (sem procissão)

Missas na Semana Santa nos dias 02/04; 03/04 e 04/04 serão às 20h

Quinta-feira Santa (05/04):

  • 8h30 - Missa dos Santos Óleos na Catedral;
  • 16h - Missa do Rito Lava-Pés da Catequese;
  • 20h - Missa do Rito Lava-Pés e Vigília até 0h

Sexta-feira Santa (06/04)

  • De 6h às 12h - Adoração ao Santíssimo Sacramento
  • 15h - Ato Litúrgico e Procissão (Encenação da Paixão de Cristo)

Sábado Santo (07/04)

  • 20h - Missa e em seguida Vigília Pascal

DOMINGO DE PÁSCOA

Missas das 7h; 9h e 18h