domingo, 13 de junho de 2010

Semana do Migrante é celebrada no Rio


A Semana do Migrante completa, em 2010, 25 anos de atividade. O evento, celebrado pela Igreja de todo o Brasil, começa neste domingo, dia 13, e seguirá até o dia 20 de junho, Dia Nacional do Migrante. O tema, “Por uma economia a serviço da vida”, faz referência à Campanha da Fraternidade 2010, que teve como tema “Economia e Vida”.

O encerramento das atividades da Semana do Migrante na cidade do Rio será marcado pela celebração de uma Missa, presidida pelo Arcebispo, Dom Orani João Tempesta, no dia 20 de junho, às 8h30min, na Paróquia Santa Cecília e São Pio X, em Botafogo.

Segundo o Pároco, Padre Adelino de Carli, a Paróquia tem a missão de acolher os migrantes. Para os migrantes latinos, há uma Missa todos os domingos, às 11h30. Existe também um trabalho com os migrantes do serviço marítimo, feito pelo Vigário Paroquial, Padre Cesare Ciceri, Capelão e diretor da Obra do Apostolado do Mar.

— A Igreja assumiu esse serviço de atendimento, de acompanhamento ao migrante, seja o migrante interno (que vai de um estado a outro em busca de trabalho, de bem estar); o imigrante (aquele que vem de fora para dentro do nosso país), ou os emigrantes (aqueles que saem do país para outros países). Nossa missão é acolhê-los, mostrar que somos todos irmãos, disse Padre Adelino.

Segundo o Sacerdote, é preciso considerar também os brasileiros que vivem no exterior.

— Atualmente, milhões de brasileiros estão espalhados pelo mundo em busca de uma vida melhor, não somente de bem estar material.

Ele destacou as consequências e situações a que ficam expostos os que vivem longe de seu país de origem. Nesse contexto, citou, entre elas, as saudades de casa, os problemas da saúde, as questões relacionadas aos direitos trabalhistas e à segurança.

— Existem os problemas da vigilância – muitos são refugiados políticos e até refugiados religiosos. É uma realidade muito complexa.

O Bispo responsável pela Pastoral da Mobilidade Humana da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Maurício Grotto de Camargo, em sua mensagem, disse que a Semana do Migrante completa “25 anos de heroico esforço para entrar na agenda pastoral das Comunidades, Paróquias e Dioceses; tentando chamar a atenção para a realidade dos que vão e vem, dos que partem e chegam; pesquisando e trabalhando as causas e consequências de uma migração muitas vezes cercada de angústias, injustiças e tragédias, como acontece principalmente com as vítimas do tráfico de seres humanos para exploração sexual e trabalho escravo de todo tipo.”
Fonte: http://www.arquidiocese.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário