terça-feira, 14 de setembro de 2010

Setembro, Mês da Bíblia!


Estimados irmãos e irmãs
Neste mês de Setembro em toda a Igreja do Brasil damos uma atenção especial à Palavra de Deus. O Livro que chamamos Bíblia nos comunica a experiência de um povo de Deus que se sentiu chamado a reconhecer em seu Criador o caminho da realização, da felicidade.
Na Bíblia temos a oportunidade de voltar nosso olhar para a experiência missionária do próprio Deus presente em nossa historia. Deus que está na criação, que está na formação do povo que foge da opressão, que está presente na mensagem dos profetas e que está, sobretudo, na pessoa de Cristo, no anuncio da Boa Nova e no testemunho dos apóstolos e primeiras comunidades cristãs.
Se olharmos com atenção para as primeiras comunidades cristãs, descritas no livro dos Atos dos Apóstolos e nas Cartas do Novo Testamento, vamos perceber que a vivencia da fé se dava, sobretudo, na escuta da Palavra e no partir do Pão, ou seja, Eucaristia. Este povo busca orientar sua caminhada no exemplo da caminhada do povo contida na Escritura e fortalecia sua confiança em Deus na partilha do pão.
A história deste povo, marcada por conquistas, por tropeços, por lamentos, por atos de fé e de coragem, representa muito bem as vivencias diárias de cada um de nós. Mais do que nunca precisamos de uma orientação, de confrontar nosso modo de agir em algo confiável e seguro. Embora muitos procurem nos livros de auto-ajuda para satisfazem suas necessidades, suprirem suas dúvidas não se pode abrir mão de uma experiência de vida marcada no amor de Deus por suas criaturas como nos revela a Sagrada Escritura.
Portanto, irmãos e irmãs, façam deste tempo um momento favorável para orientar vossa caminhada à luz desta mensagem de vida e esperança.
Que Deus vos abençoe, oriente e conduza
Abraço fraterno

Pe. Ricardo José Guesser,cs

Nenhum comentário: