sábado, 16 de outubro de 2010

Horário de verão começa na madrugada de domingo

À 0 hora, relógios devem ser adiantados em uma hora em três regiões do país

Neste final de semana, as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil voltam a adotar o horário de verão. Na madrugada de sábado para domingo, os relógios deverão ser adiantados em uma hora. A mudança, que visa à economia de energia, segue até o dia 20 de fevereiro do próximo ano.

Para minimizar os efeitos no organismo durante os primeiros dias - já que teoricamente as pessoas estão acordando uma hora antes do que estão acostumadas - o neurologista do Hospital das Clínicas de São Paulo, Flavio Alói, dá uma dica: tentar dormir progressivamente mais cedo. "Quem deita à meia-noite pode ir às 23h45, depois às 23h30, e assim até as 23 horas", explica. Para as crianças, a alteração é sentida só nos três primeiros dias. "Embora necessitem de horas de sono para o desenvolvimento, elas têm uma vida mais saudável e sem tantas preocupações."

Lei - A data de início do horário de verão segue a legislação que entrou em vigor em 2008, determinando o período fixo da mudança, que começa sempre à zero hora do terceiro domingo de outubro e termina à zero hora do terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte. Os estados incluídos na alteração são Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Fonte: Revista Veja com Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário