sábado, 20 de março de 2010

Dia Mundial da Juventude

A celebração do Dia Mundial da Juventude deste ano, na Arquidiocese do Rio, será realizada no sábado que antecede o Domingo de Ramos, dia 27 de março. Na ocasião, será trabalhado um tema especial para a juventude: “Jovem: força de Cristo para um mundo novo”.
A concentração vai acontecer na Catedral de São Sebastião, para a benção dos Ramos. Em seguida, as ruas centrais da Cidade serão percorridas até o ponto de encontro: o Largo da Carioca, onde haverá Missa, envio dos jovens, apresentações de testemunhos, vídeos, expressões artísticas variadas, música eletrônica e banda.
Para o Arcebispo Dom Orani, o encontro acontecer no primeiro dia da Semana Santa traz a todos os jovens o simbolismo de pôr ramos abençoados em suas mãos, como sinais de um povo que acolhe Cristo como Senhor da sua vida e o testemunha.
— o Papa João Paulo II convidou os jovens a celebrarem o Dia Mundial dos jovens nas dioceses, no Domingo de Ramos, justamente para que a juventude possa, hoje, testemunhar Jesus Cristo pelo mundo, como bem fala o sinal de Ramos.
Durante a celebração, cada Vicariato receberá uma réplica da Cruz da evangelização da América para percorrê-lo até o próximo dia 15 de agosto, quando haverá outro encontro e o ícone do Cristo Redentor será entregue à juventude. No dia 24 de outubro acontecerá, então, a celebração do Dia Nacional da Juventude.
Fonte: http://www.arquidiocese.org.br

Pastoral da Comunicação: é tempo de preparar agentes!

No dia 10 de abril terá início mais uma Oficina de Jornalismo Impresso e Digital na PUC-Rio. Dessa vez, os vicariatos contemplados serão o Sul e o Oeste. O curso é uma parceria entre o Vicariato para a Comunicação Social da Arquidiocese do Rio de Janeiro e o Núcleo de Comunicação Comunitária, do Projeto Comunicar, da Universidade. A Oficina tem como objetivo criar Agentes de Pastoral comprometidos com a comunicação dentro da Igreja.
- A oficina não é para apenas fazer produtos de comunicação, mas também entender o seu processo. Queremos fazer que essas comunidades entrem em rede, que as pessoas se comuniquem através dessa rede, e que ela seja do bem, de solidariedade, explicou o Coordenador do Núcleo de Comunicação Comunitária da PUC-Rio, Professor Miguel Pereira. De acordo com Miguel, serão 60 horas de curso, dividas em 10 sábados integrais. São cinco aulas de teoria, ministradas pelos professores de Comunicação Social da PUC-Rio, e outras cinco de laboratório, para que os alunos produzam os projetos. O objetivo é que cada vicariato já saia da Oficina com um jornal e um site produzidos. Miguel explica que para que as aulas ocorram de forma dinâmica, a turma disponibiliza 50 vagas. O ideal é que pelo menos uma pessoa de cada forania possa participar.

- É muito gratificante, os Vicariatos saem com a proposta de veículos atingida, diz Miguel, que já coordenou o curso para outros cinco vicariatos.

Ele explica que o programa está cada vez mais elaborado. Desta vez, terá um enfoque mais voltado para as novas tecnologias e o empreendedorismo. Para a abertura, a teóloga Maria Clara Bingemer falará sobre Teologia da Comunicação.

Fonte: http://www.arquidiocese.org.br