quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Missa Solene de Posse - 22.01.2011































Finalmente chegou o dia! Canto de Entrada e ás 19:10h, com as presenças do nosso Arcebispo do RJ, Dom Orani João Tempesta , e dos concelebrantes: Monsenhor Luís Antônio Pereira Lopes, Pe Jorge Bispo da Paróquia N. S.ª da Conceição em Santa Cruz (que cedeu o Pe . Sílvio), Pe. William (colega de turma de seminário) da Paróquia Santa Terezinha , Pe. Keppler da Paróquia Santa Bárbara e Santa Cecília (Brás de Pina), Pe. José Rosa da Paróquia Jesus Ressucitado (Lgo do Bicão - V. da Penha), Pe. Fábio Bambino da Paróquia São José, Pe. Lélio da Paróquia Santa Inês (Bairro Jabour), Pe. Adílson da Paróquia Perpétuo Socorro, o Diácono Melquisedeque, os Pais do Pe. Sílvio, os Ministros da Eucaristia e os coroinhas fêz-se a procissão de entrada com a Igreja lotada de paroquianos e convidados, celebrou - se a Missa de Posse do Pe. Sílvio Klebson Severino de Oliveira junto à esta Comunidade. E agora segue a estrutrura da Missa:



  • ACOLHIDA - Monsenhor Luís Antônio fez a Acolhida e apresentou todos os convidados e comentou:-"Pe. Sílvio foi para Santa Cruz um grande presente por sua dedicação pastoral e agora esta comunidade tambem acaba de ganhar um grande presente! Desejo que Pe. Sílvio seja bem acolhido e tenho certeza que vocês vão crescer.Trabalhamos muito a Fraternidade e nós estamos rezando para ele continuar o trabalho." Ainda na Acolhida Dom Orani faz a SAUDAÇÃO e explica que a Missa de Posse tem vários aspectos : desde a Renovação Sacerdotal a Constitucionais;

  • NOMEAÇÃO DO PÁROCO - com a leitura da Provisão - que uma vez lido a Paróquia assume seu novo Padre. Do ambão, o diácono faz a leitura do documento, esse documento transfere o Pe. Sílvio Klebson Severino de Oliveira da Paróquia N. S.ª da Conceição em Santa Cruz, localizada no Vicariato Episcopal Oeste para a Paróquia de Santo Antônio do Quitungo em Brás de Pina pertencente ao Vicariato Episcopal da Leopoldina.

  • PROFISSÃO DE FÉ - Pároco levanta-se e, à frente do Bispo (que estará de pé à frente do Altar - de mitra e báculo), realiza a Profissão de Fé;

  • JURAMENTO DE FIDELIDADE . (O diácono traz o Evangeliário e o Pároco, com a mão direta, realiza o juramento).Para manifestar a fidelidade à Santa Igreja, Padre Silvio Klebson Severino de Oliveira realiza o juramento:
    Pároco: Eu, Padre Silvio Klebson Severino de Oliveira, ao assumir o ofício de Pároco da Paróquia Santo Antônio, prometo conservar sempre a comunhão com a Igreja católica, quer em palavras por mim proferidas, quer em meu procedimento. Com grande diligência e fidelidade desempenharei os ofícios pelos quais estou ligado em função da Igreja, tanto universal, como particular, na qual, conforme as normas do direito, sou chamado a exercer o meu ofício.Ao desempenhar meu ofício, que em nome da Igreja me foi conferido, guardarei integralmente o depósito da fé, que com fidelidade transmitirei e explicarei; quaisquer doutrinas, portanto, contrárias a este depósito, serão por mim evitadas. Hei de seguir e promover a disciplina comum de toda a Igreja, e acatar a observância de todas as leis eclesiásticas, sobretudo aquelas que estão contidas no Código de Direito Canônico. Com obediência cristã seguirei o que declaram os sagrados Pastores, como autênticos doutores e mestres da fé ou que estabelecem como orientadores da Igreja, e prestarei fielmente auxílio ao Bispo Diocesano, a fim de que a ação apostólica, a ser exercida em nome e por mandato da Igreja, se realiza em comunhão com a mesma Igreja.
    Assim Deus me ajude e estes Santos Evangelhos, que toco com minhas mãos.

  • ENTREGA DAS CHAVES DA IGREJA - O Pároco recebe as chaves da Igreja e cuida da Casa de Deus e nossa, para que tome consciência do cuidado que deverá ter com este Templo material, símbolo da Igreja viva que deverá edificar.

  • IMPOSIÇÃO DA ESTOLA - Neste momento, os pais do Pe. Sílvio trazem a estola e o Sr. Bispo impõe a estola sobre o novo Administrador paroquial, sinal do poder sacerdotal recebido no dia de sua ordenação e, em especial, do poder pastoral paroquial, simbolizando a união no ministério confiado por nosso Senhor Jesus Cristo ao Bispo e, por este, ao Pároco.Neste momento alguém traz a casula em uma bandeja. O Bispo apresenta a estola ao novo Pároco (que estará seu braço direito desde o começo da Missa), que a oscula, com um beijo, e a impõe. Depois orna-o com a casula.

  • ÓSCULO E ABRAÇO DO ALTAR - O Pároco beija e abraça o altar, centro de toda a vida paroquial no qual se perpetua o memorial da morte e ressurreição do Senhor: a Eucaristia, que é o “Sacramento de piedade, sinal de unidade, vínculo de caridade.”

  • ATO PENITENCIAL -
    Bispo: Irmãos e irmãs, reconheçamos as nossas culpas para celebrarmos dignamente os santos mistérios.
    *CANTADO. B
    ispo: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
    Todos: Amém.

  • HINO DE LOUVOR-
    *CANTADO
    ORAÇÃO -
    Bispo: Deus eterno e todo-poderoso dirigi a nossa vida segundo o vosso amor, para que possamos, em nome do vosso Filho, frutificar em boas obras. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo.
    Todos: Amém.

  • PRIMEIRA LEITURA - Isaías 8, 23b-9,3

  • SALMO RESPONSORIAL - Sl 26

  • SEGUNDA LEITURA - Cor 1,10-13.17

  • ENTREGA DOS SANTOS EVANGELHOS -
    Aproximam-se o turiferário e o naveteiro e o Bispo depõe incenso no turíbulo e abençoa-o. O diácono ou um ministro entrega o Evangeliário ao Bispo. O Pároco se aproxima e recebe do Bispo o Livro e pede a bênção. Dirigindo-se ao ambão, proclama o Evangelho. Ao término leva-se o Livro para o Bispo oscular.
    Bispo: Recebe o Evangelho de Cristo, do qual foste constituído mensageiro; transforma em fé viva o que leres, ensina aquilo que creres e procura realizar o que ensinares.
    ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO-
    *CANTADO

  • EVANGELHO - Mateus 4, 12-23
    Pároco: O Senhor esteja convoco.
    Todos: Ele está no meio de nós.
    Pároco: † Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus Todos: Glória a vós, Senhor.

  • HOMILIA - D. Orani faz a Homilia, segue-se alguns trechos: -"Alguém é chamado por Deus, para uma Missão em nome da Igreja em comunhão com toda a Igreja nos gestos litúrgicos, institucionais, etc ...construindo o Reino de Deus, o Reino dos céus...Proclama o Evangelho de Jesus Cristo e além do mais o Tempo Comum apresenta o aspecto de Missão de Jesus chamado de um lado a luz ao Jesus que anuncia a conversão... reinar no coração de cada pessoa para que esse anúncio aconteça e poder anunciar a cada um o Cristo, anunciando o BEM ... essa Posse é um presente para a Paróquia, que seja feita em comunhão ao mesmo tempo aos seguidores anunciando a luz... a unidade entre nós é um programa de todos nós , enquanto pessoa, família e paróquia...falta sacerdote,cada paróquia que recebe um Padre deve rezar pelas vocações, além de prover e temos que buscar em novos locais de Igreja ao mesmo tempo: comunhão e evangelização...um aprendizado nas novas situações, momento novo que seja de crescimento em comunhão e evangelização, sempre com um anúncio alegre da luz que vence as trevas e assim pedir a Deus que se multiplique em bençãos e realizações!"

  • Após a Homilia coloca-se o faldistório à frente do Altar e o Bispo (de mitra) aproxima-se e senta-se. O Pároco, diante do Bispo, realiza a Renovação das Promessas Sacerdotais;

  • RENOVAÇÃO DAS PROMESSAS SACERDOTAIS -
    Bispo: Filho caríssimo, diante do povo que será entregue aos teus cuidados, renova o propósito que prometeste na ordenação.
    - Queres desempenhar sempre o teu encargo, como fiel cooperador da Ordem Episcopal, apascentando o rebanho do Senhor sob a direção do Espírito Santo?
    Padre: Quero.
    Bispo: Queres celebrar com devoção e fidelidade os Mistérios de Cristo para o louvor de Deus e santificação do povo Cristão, segundo a tradição da Igreja?
    Padre: Quero.
    Bispo: Queres unir-te, cada vez mais, ao Cristo Sumo-Sacerdote, que se entregou ao Pai por nós, e ser como ele consagrado a Deus para a salvação dos homens?
    Padre: Quero.
    Bispo: Queres com dignidade e sabedoria, desempenhar o ministério da Palavra, proclamando o Evangelho e ensinando a fé Católica?
    Padre: Quero, com a graça de Deus!
    Bispo: Prometes reverência e obediência a mim e aos meus legítimos sucessores?
    Padre: Prometo!
    Bispo: Deus, que inspirou esse bom propósito te conduza sempre mais à perfeição.

  • O PÁROCO RECEBE AS CHAVES DA IGREJA - o Bispo as entrega ao Pároco;

  • CONFESSIONÁRIO - O Bispo conduz o Pároco ao Confessionário que ao chegar se senta por breve momento.
    Com. Uma das tarefas mais importantes do Administrador paroquial consiste em administrar o Sacramento da Penitência. Através deste Sacramento realiza-se a reconciliação dos pecadores com Deus. Por isso, o Sr. Bispo leva o Pároco ao confessionário.
    Bispo: Aqui está o lugar privilegiado para administração do Sacramento da Penitência. Sê zeloso neste ministério, e distribui aos pecadores a riqueza da Misericórdia infinita do Senhor;

  • ENTREGA DA CHAVE DO SACRÁRIO - Um ministro entrega, em uma bandeja, a chave ao Bispo que a entrega ao Pároco.
    Chegando ao local o Bispo depõe a mitra e o báculo. O Pároco, abre o Sacrário, (o Bispo retirando o solidéu) se ajoelha juntamente com o Bispo e os ministros.O turiferário se aproxima e o Pároco depondo o incenso no turíbulo, incensa solenemente o Santíssimo Sacramento. Tendo incensado, o Pároco permanece um instante em adoração, fecha o Sacrário e retornam todos aos seus lugares atrás do Altar.
    Com. A vida espiritual dos fiéis é alimentada e sustentada pela Eucaristia. Por isso, o nosso Administrador paroquial recebe a chave do Sacrário e o abre, faz breve adoração, incensando-o em seguida.
    Bispo: Lembra-te que a Eucaristia é o ápice de todo o culto e da vida cristã onde se realiza a unidade do povo de Deus e se completa a construção do Corpo de Cristo. Por isso zela com todo cuidado para que a Eucaristia seja o centro de toda ação pastoral e de toda a vida da paróquia.

  • BATISTÉRIO -
    Bispo: Recebe os instrumentos para o batismo dos novos filhos de Deus. Cuide para que a vida divina recebida neste sacramento cresça e se desenvolva sempre mais nos corções dos fiéis.

  • PROFISSÃO DE FÉ -

  • PRECES DA COMUNIDADE -

  • LITURGIA EUCARÍSTICA -

  • CANTO DAS OFERTAS -

  • CONVITE À ORAÇÃO -

  • ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS -

  • SANTO CANTADO -

  • ORAÇÃO EUCARÍSTICA I -

  • RITO DA COMUNHÃO -

  • CANTO DA COMUNHÃO -

  • ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO -

  • RITOS FINAIS - É conveniente que um membro do conselho pastoral dirija ao Bispo e ao Pároco algumas palavras. assim a Renata Ramos (Crisma) lê o seguinte texto de sua autoria em nome da comunidade para homenagear o nosso Arcebispo Dom Orani:

  • "Boa noite!
    Em nome do Grupo Jovens de Deus, do Pe. Silvio, de todos os membros da paróquia e de toda a comunidade santo Antônio, fazemos essa homenagem a D. Orani .Vamos começar a nossa homenagem, usando a representatividade das cores das flores;
    1. Peço para que entre a flor azul que representa o verdadeiro amor, raro, forte, que nunca se abala ou descolore.Amor àgape, amor de Deus, amor que a presença ou um simples olhar de Dom Orani, nos remete ,amor acolhedor, receptivo, carinhoso.Amor sem explicação, amor que amolece os corações endurecidos e nos trás paz.Um verdadeiro amor de pai, que sentimos que nos é dado pelo senhor.

    2. A segunda rosa que recebemos são as brancas que representam a paz, que é o que pedimos a Deus para a nossa cidade, nosso país e o mundo inteiro, como diz o próprio D. Orani, a paz é possível, mesmo em meio a tantas tribulações, guerras, ódio e desamor.
    Paz que sentimos no seu olhar, nas suas palavras, no seu carinho e dedicação a nossa cidade e cada um de nós, ovelhas do seu rebanho.
    3. A terceira rosa que recebemos são as rosas amarelas, que representam a felicidade e a simplicidade, felicidade esta que sentimos com a sua presença , com a sua proteção, pela sua dedicação, pela sua vida e a simplicidade que o senhor remete, não fazendo distinção entre pobre e ricos, brancos ou negros, simplicidade de enxergar todos como filhos de Deus.

    4. A quarta rosa que recebemos são as rosas de cor rosa, que representam gratidão, gratidão esta que não cansamos de te dizer obrigado, pois muito mais do que nosso Arcebispo, o senhor é para nós um exemplo a ser seguido, um pastor, que compreende e vive fielmente a logica de deus, sabendo reconhecer e acolher os imperfeitos, os pecadores, os que o mundo aponta, onde uma ovelha é tão importante como o rebanho inteiro, esse dom, do amor incondicional ... só Deus pode proporcionar ... e o senhor recebeu uma dose considerável.


    5. As últimas rosas que recebemos são as vermelhas, que representam a paixão ... e o senhor é realmente um homem apaixonado ... apaixonado por Jesus, pois somente um apaixonado por jesus, louco por ele, consegue seguir tão fielmente e com tanta dedicação a vontade do pai.

    Todas essas flores formam um buquê, que representa uma humilde lembrança, que a nossa comunidade, com todo o carinho lhe oferece.
    Que o perfume a beleza de cada uma dessas rosas, possa contagiar a sua vida e a sua caminhada,
    O último símbolo que peço que entre é uma imagem de Santo Antônio em uma oratória, para que o senhor sempre ao olhar essa imagem, lembre-se de cada um de nós, e que se sinta sempre a vontade para retornar.

    Termino a nossa homenagem, agradecendo mais uma vez a sua visita, e pedindo a Deus que derrame sobre a sua vida, todas as bênçãos, todas as graças e toda a força do alto, que Deus continue sendo o seu mentor para que seja dada continuidade nesta linda missão que o senhor junto com toda a igreja vive.

    Obrigada!”

  • No final oferece um buquê de rosas ao Arcebispo Dom Orani. A comunidade aproveita e entrega alguns presentes e lembranças... Ao término das homenagens, o novo Pároco Pe. Sílvio pede a palavra: -" Assumi oito comunidades em Santa Cruz e aqui não será diferente, gostaria de agradecer pois me esforçarei para trazer muitas almas para o coração de Cristo... Me sinto restaurado, o sr. Dom Orani saiu de tão longe, Friburgo para vir para cá... agradeço aos Padres pela celebração e ao Pe. Luíz Antônio que me deu muita fôrça com a sua acolhida... agradeço ao povo de Santa Cruz* , que me ensinou a ser Padre, me ensinaram a amar a DEUS... e aqui o povo me acolheu bem, vão trabalhar muito comigo, vou me esforçar ao máximo, vai ser a minha maior função sacerdotal... agradeço aos meus Pais e a Dom Orani. Obrigado a todos!
    -* Pe. Sílvio conclama e os convidados, da sua ex-comunidade em peso
    se manifestam aos gritos e aplausos (tomaram conta de grande parte dos bancos e dizem que compareceram com dois ônibus lotados... isso é que é apoio e carinho!!!).

  • Colocou-se uma mesa com uma caneta na lateral do altar. O Pároco entregou a Dom Orani o Livro de Tombo que fez a leitura da Ata da cerimônia e lavrou-a assinado-a juntamente com o Pároco, demais concelebrantes, e alguns MESC`s oficializando a Posse!

  • DESPEDIDAS -

  • Conclui-se a Missa com a bênção final.


  • Após a missa formou-se uma fila quilométrica de paroquianos e convidados para os cumprimentos e fotos numa manifestação de grande afeto ao nosso novo Pároco, Pe. Sílvio Klebson e renovando: Seja bem-vindo Pe. Sílvio Klebson!!! Postagem feita por Paullo Miranda e fotos de Dayane Pereira e Paullo Miranda

Nenhum comentário: