segunda-feira, 9 de julho de 2012

Movimento da Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes de Schoenstatt

Entrevista com a Missionária Deolinda da Silva Tomás
O TROMBETA - Há quanto tempo: a) existe o Movimento da Mãe Rainha? b) você participa?

Deolinda - Uns 7 anos. Desde 1980, Pe. Moacir visitou a Escola Municipal Miguel Gustavo na qual eu trabalhava e me convidou para uma reunião. Vim e me engangei. Primeiro na Catequese de 1ª Eucaristia, depois Perseverança,em seguida fundamos a Infância Missionária. Sempre com os meus companheiros: Virgínia, Teca , Gualberto e Sidnei. Fui Ministra da Eucaristia, saí quando Pe. Elói saiu. Em seguida assumi o Movimento da Mãe Rainha. Sempre tivemos o apoio do Pe. Moacir, que ia conosco nos encontros fora da Paróquia, nos passeios: Monumento dos Pracinhas, Museu de Artes Sacras, Aparecida do Norte, etc. Fiz parte da Comissão Arquidiocesana da Catequese e Perseverança com as Irmãs de Belém.

O TROMBETA - O que é o Movimento das Missionárias da Mãe Rainha?

Deo - Foi criado para atingir as famílias com o amor e a devoção à Nossa Senhora e ao seu filho Jesus Cristo. Tem 20 Capelas , atinge 30 famílias em cada Capela chegando a 600 famílias. Todo mês , na última Quarta tem a missa da renovação da aliança de amor com Maria, mãe 3 vezes admirável. Uma vez por ano, em Novembro, a Paróquia vai receber a imagem da Mãe Auxiliar, ela chega na Paróquia e visita todas as Capelas anexas.

O TROMBETA - Qual a metodologia usada? Quantos trabalham na equipe?

Deo - Quando a família recebe a Capela o Missionário segue as instruções e orienta a todos em relação ao respeito e que todos são convidados, pois existe toda uma preparação no curso que fizemos com o Pe. Ricardo Guesser e nas reuniões no Santuário, em Vargem Pequena, com oração e interiorização para no fim receber uma medalha de consagração. Cada Capela tem 1 responsável, somos 20 missionários e cada um é responsável por 30 famílias de cada Capela .

O TROMBETA – Quando acontecem as reuniões e os eventos?

Deo - A reunião é no dia da missa de renovação da aliança e é difícil reunir todo mundo, mas todas sabem das suas responsabilidades.

O TROMBETA – Você é professora, como e quando surgiu a vocação de escritora? Quantos livros já publicou e quais os temas?

Deo – Quando fui trabalhar na Comissão Arquidiocesana de Catequese de Perseverança com os representantes dos vários Vicariatos com as Irmãs de Belém, foram feitos cinco pequenos livros de orientação para Catequese de Perseverança, num trabalho de equipe. Foram vários temas: liturgia ,encontros, etc. Sempre orientações... quem publicou foi a Arquidiocese do RJ.

O TROMBETA – Assististe ao DVD “Jubileu de Ouro” com a história da Paróquia? O que achou?

Deo – Sim. Achei fantástico,verossímil. Apesar dos parcos recursos e das dificuldades, contou muita coisa que eu não sabia, tem um grande valor documental, para mim é completo... quem quiser saber é só assistir.

O TROMBETA – Partilhamos assim as ações da nossa Paroquiana atuante de longa data em várias Pastorais e agora Missionária Deolinda da Silva Tomás. A PasCom em nome da comunidade agradece todo este trabalho edificante e catequético, de gente que faz , colaborando na obra do Nosso Senhor Jesus Cristo, que o nosso Padroeiro Santo Antonio continue iluminando e dando coragem e fé a você Deolinda, Amém!






Nenhum comentário:

Postar um comentário