sexta-feira, 29 de julho de 2011

Vocação, Catequese e Paternidade



Neste mês de Agosto somos levado a refletir junto com a Santa Igreja as vocações. Temos vários exemplos de vocação, mas vamos destacar alguns como: ao sacerdócio, à vida religiosa, para propagadores da palavra de Deus e da doutrina da Igreja – os catequistas que se dedicam à obra da evangelização. Todos somos chamados a catequizar, a desempenhar esta missão apostólica, confiada por nosso Senhor aos seus discípulos: “Ide, pois, e ensinai a todas as”nações” (MT 28,19), edificando assim , o Corpo Místico de Cristo, na certeza da divindade de Jesus e da plenitude da vida Nele, para o que fomos criados. Assim parabenizamos ao Catequista por tão nobre e digna missão. Outra vocação importante é a paternidade, na formação da família. Sublime é a vossa missão, e mais do que nunca hoje o autêntico pai de família é a salvação da sociedade e o baluarte do cultivo dos valores evangélicos. Seu modelo supremo é o próprio Deus, Pai desvelado que por todos vela e a todos cumula de bens extraordinários.O pai de família é este Ser Supremo a imagem visível. É maravilhosa sua missão, parabéns a todos os Pais, que Deus os abençoe abundantemente!

Curiosidades sôbre a data ...

· No Brasil, a idéia de
comemorar esta data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família. Sua data foi alterada para o 2º domingo de agosto , ficando diferente da americana e européia.Em pelo menos onze países também comemoram o Dia dos Pais à sua maneira e tradição.
· Na Itália e Portugal, por exemplo, a festividade acontece no mesmo dia de São José, 19 de março.
· No Reino Unido, o Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho, sem muita festividade. É comum os filhos agradarem os pais com cartões, e não com presentes.
· Na Argentina a data é festejada no terceiro domingo de junho com reuniões em família e presentes.
· Na Grécia, se comemora o Dia dos Pais em 21 de junho.
· Em Portugal a data é comemorada no dia 19 de março, mesmo dia que São José.
· No Canadá é comemorado no dia 17 de junho.
· Na Alemanha não existe um dia oficial dos Pais. Os papais alemães comemoram seu dia no dia da Ascensão de Jesus (data variável conforme a Páscoa) . Eles costumam sair às ruas para andar de bicicleta e fazer piquenique.
· No Paraguai a data é comemorada no segundo domingo de junho.
· No Peru o Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho.
· Na Austrália é comemorado no segundo domingo de setembro, com muita publicidade.
· Na África do Sul a comemoração acontece no mesmo dia do Brasil, mas não é nada tradicional.
· Na Rússia não existe propriamente o Dia dos Pais. Lá os homens comemoram seu dia em 23 de fevereiro, chamada de "o dia do defensor da pátria" (Den Zaschitnika Otetchestva).